fbpx
Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Metodologia Scrum: tudo o que você precisa saber sobre essa técnica

Metodologia Scrum: tudo o que você precisa saber sobre essa técnica

30/05/2017
Metodologia Scrum: tudo o que você precisa saber sobre essa técnica

Gerenciar projetos complexos é sempre um desafio, tanto pela própria complexidade do trabalho quanto pelo grau de cobrança e envolvimento do cliente. Hoje nós vamos falar sobre a metodologia scrum, a mais nova aliada dos gestores.

Para garantir um crescimento constante da sua empresa é preciso estar preparado para pegar projetos maiores e entregar com a mesma qualidade.

Imagine que os clientes que chegam até você costumam fechar contratos de “x” reais e esses projetos duram cerca de dois meses. Se chega um cliente novo buscando um projeto que dure seis meses e tope pagar 5x por isso, obviamente você aceitará o desafio.  

Projetos maiores geram menos desgaste para a equipe, que fica imersa naquele objetivo por mais tempo, além de ocasionarem um lucro maior para a organização.

O que é metodologia scrum

O Scrum é um framework criado para gerenciar projetos de software. Ele exclui o papel do clássico gerente de projetos, propõe novas funções e depende do trabalho em equipe.  

Apesar de ter sido criado para gerenciar projetos de software, suas técnicas podem ser usadas para o gerenciamento de outros tipos de projetos, o que já é visto no mercado.

Se você está pensando que terminará essa leitura com um processo padronizado em mãos, está muito enganado. A Metodologia Scrum serve para gerenciar projetos complexos de forma dinâmica e efetiva.

Através dela é possível analisar o andamento do projeto por ciclos, avaliando e solucionando possíveis problemas de imediato, o que traz dinamicidade e fluidez para os processos.

A Metodologia Scrum, quando usada de maneira correta, agrega muito valor ao produto final que será entregue para o cliente.

O nome “Scrum” é inspirado no Rugby, no qual os jogadores se reúnem frequentemente para discussão da estratégia do jogo. Da mesma forma, a metodologia scrum propõe reuniões frequentes para avaliação do trabalho feito.

Ao utilizar a Metodologia Scrum o trabalho é dividido em sprints, que são pequenos ciclos de trabalho com tempo pré-determinado em que o trabalho deve ser executado.

O time responsável pelo projeto é composto por três partes: o product owner, o scrum master e a equipe de desenvolvimento.

Vamos entender melhor cada uma dessas partes pois elas são importantes para o entendimento final da Metodologia Scrum.

  • Product Owner: é quem faz a ponte entre a área de negócio e a equipe scrum. Ele deve entender as necessidades e expectativas do cliente para passá-las para a equipe que fará o projeto de fato. Além disso, também é sua função definir a ordem em que o projeto será realizado e se o trabalho está de acordo com as exigências do cliente.
  • Scrum Master: o treinador da equipe, o responsável por maximizar os resultados. Ele deve agir como um Coach e ajudar todos os envolvidos com suas tarefas. 28
  • Equipe de Desenvolvimento: os responsáveis por executar o projeto. Nessa equipe devem estar o programador, o designer, o arquiteto enfim, todos os envolvidos no processo.

Essa foi uma explicação mais geral, para que você pode se ambientalize com a Metodologia Scrum, a seguir explicaremos cada fase separadamente. Vamos lá?

As fases da Metodologia Scrum

Agora vamos entender como funciona a Metodologia Scrum, compreendendo suas fases e a importância e função de cada uma delas.

Atenção: para que a Metodologia Scrum seja efetiva, todos os passos explicados a seguir devem ser seguidos sem grandes adaptações.

Product Backlog

Product Backlog é o documento que inicia a realização do projeto na Metodologia Scrum. Ela é uma uma lista produzida pelo Product Owner com os requisitos e prioridades do cliente.

Vale lembrar que é da natureza da Metodologia Scrum ser dinâmica e mutável, por isso este documento pode ser alterado a qualquer momento devido às necessidades do cliente.

Sprint Planning Meeting

Sprint Planning é uma reunião feita no início de cada sprint. Nela devem estar todos os envolvidos no processo e, em conjunto, eles definem qual será o objetivo daquele sprint.

Ao final dela, o Product Backlog terá em mãos o sprint backlog, um documento com os itens da product backlog que devem ser desenvolvidos pela equipe durante o sprint.  

Sprint

O sprint, como já explicamos anteriormente, é um ciclo de trabalho. Ele deve ter entre 7 e 30 dias, para que seja possível fazer progressos e avaliações.

Para cada sprint devem ser definidas as tarefas que devem ser feitas neste período, de forma que a equipe possa priorizar as etapas mais urgentes nos primeiros sprints.  

Um novo sprint é iniciado imediatamente após o fim do sprint anterior, de forma que a equipe continue sempre produzindo.

Daily Scrum

O Daily Scrum é uma micro reunião que acontece a cada dia do sprint. Normalmente ela é feita de manhã e, para que seja efetiva, deve seguir algumas regras.

A reunião precisa começar pontualmente na hora marcada, tem duração fixa de 15 minutos e precisa ser feita no mesmo local e hora todos os dias.

Nela, os membros da equipe devem falar o que fizeram no dia anterior, o que estão planejando fazer no presente dia e se há algo impedindo a realização do trabalho.

As pequenas reuniões evitam o cansaço, aumentam a produtividade daquele encontro e alinham a equipe para que o trabalho seja feito da melhor forma possível.

Sprint Review

Ao final da cada sprint é feito um Sprint Review, onde a equipe mostra o que foi feito naquele período de tempo. Essa reunião deve incluir o cliente, que vai ver o trabalho feito e fazer sugestões de melhoria se necessário. Assim, o cliente participa de todo o processo, evitando o retrabalho da equipe.

Sprint Retrospective

Esta reunião também acontece ao final de cada sprint, porém ela tem um objetivo diferente.

Como o próprio nome já diz ela é uma retrospectiva do sprint, em que são analisados os acertos e erros cometidos.

É uma parte essencial da Metodologia Scrum pois nela é possível analisar os erros para não repeti-los e buscar formas de aprimorar o produto final.

A Metodologia Scrum ajuda na organização das tarefas e na sinergia dos envolvidos. Para estimular ainda mais a produtividade da sua equipe, ensinamos como montar um cronograma de atividades simples e efetivo. Não deixe de ir lá conferir!

 

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG