Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Gerenciamento de resultados: acompanhe a estratégia da sua empresa
17/05/2017

Gerenciamento de resultados: acompanhe a estratégia da sua empresa

Gerenciamento de resultados: acompanhe a estratégia da sua empresa

Para que uma empresa mantenha-se em evidência no seu segmento de atuação, é fundamental mapear riscos, identificar oportunidades de investimento e traçar estratégias para o alto crescimento. Tais ações constituem o planejamento estratégico. Mas para que todas as estratégias traçadas neste plano sejam efetivas, é essencial fazer o gerenciamento de resultados.

Executar um plano de ação não é o suficiente para que uma empresa atinja seus objetivos. Dentro do ciclo estratégico, é essencial monitorar, identificar riscos e oportunidades, apontar melhorias e corrigir falhas na estratégia implementada.

O gerenciamento de resultados é uma grande responsabilidade dos gestores da estratégia.

É função dos cargos administrativos das organizações monitorar cada um dos resultados alcançados, bem como a efetividade de cada estratégia definida para o alcance da visão e dos objetivos macro.

Pensando em ajudar os gestores na corrida pelo alcance das metas da empresa, hoje vamos refletir sobre a importância do gerenciamento de resultados. Vamos juntos?

O planejamento estratégico e o gerenciamento de resultados

A gestão da estratégia de uma empresa ocorre em três pilares: o planejamento estratégico, a execução da estratégia e o consequentemente o acompanhamento da estratégia/gerenciamento de resultados.

O planejamento estratégico é o esquema que estabelece a diretriz organizacional, ou seja, a missão, a visão e os objetivos da empresa.

A execução da estratégia, por sua vez, é a conversão dos planos de ação para o alcance dos objetivos, que ocorre por meio de projetos e processos.

O gerenciamento de resultados, por fim, cuida do monitoramento e avaliação das estratégias e planos de ação estabelecidos, visando sempre melhorá-las e assegurando que tudo ocorra como o planejado.

Dessa forma, é possível entender que o planejamento estratégico não é um esquema engessado, mas um guia que pode ser alterado de acordo com as necessidades da empresa, do mercado e de seus stakeholders.

Vamos supor que o planejamento estratégico, inicialmente, trace um plano de ação que coloque sua empresa em vantagem competitiva.

No entanto, ao longo do tempo, o cenário mercadológico sofre uma alteração, como uma grave crise econômica e assim as ações planejadas inicialmente deixam de ser competitivas perante a concorrência.

Nesse caso, a melhor postura é a revisão da estratégia. Durante todo o período de execução do planejamento estratégico, é essencial elaborar novas estratégias e planos de ações adaptados às exigências do mercado.

No ciclo estratégico também é sempre importante avaliar as ações e oportunidades de posicionamento organizacional – muitas vezes uma empresa perde uma grande chance de se posicionar frente à concorrência por estar presa à práticas antigas e pouco ousadas.

A gestão estratégica e o gerenciamento de resultados

Para que haja um gerenciamento de resultados é essencial que exista a cultura de gestão estratégica na empresa.

A gestão estratégica permite a implementação do planejamento estratégico, objetivando a obtenção de melhores resultados, mas também reavaliando e reformulando constantemente o processo, de acordo com as exigências e mudanças nos contextos do ambiente organizacional (interno e externo).

A gestão estratégica promove a efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, ou seja, a capacidade de alavancar os negócios, alinhando e adaptando-os à proposta do planejamento estratégico.

A gestão estratégica leva em consideração:

  • Entendimento, por todos, da estratégia e da visão de futuro da organização;
  • Definição de responsabilidades estrategicamente, em todos os níveis da organização;
  • Acompanhamento da implementação da estratégia;
  • Análises sistemáticas acerca da implementação da metas e do alcance da visão de futuro;
  • Comunicação sistemática da estratégia e das decisões tomadas;
  • Realimentação do processo de concepção da estratégia com o aprendizado adquirido durante as etapas de gerenciamento da implantação da estratégia;

Além de garantir análise contínua do desempenho estratégico da organização, a gestão estratégica fecha o ciclo entre o desenvolvimento teórico de uma boa estratégia e sua implementação.

Os resultados são o norte

Uma empresa que preza pela gestão estratégica consegue desempenhar o gerenciamento de resultados.

No gerenciamento de resultados a ideia é priorizar os resultados em todas as ações, a fim de otimizar o desempenho da empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação.

Entenda como funciona o gerenciamento de resultados:

  • A chave para todo o processo é o foco no resultado e não nos procedimentos;
  • A responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos é de todos;
  • A liderança é participativa;
  • Todas os setores da empresa caminham juntos e estão integrados para que seja possível obter os resultados almejados, cada uma contribuindo com sua tarefa;

Quando os resultados orientam as operações para o alcance dos objetivos, todos na empresa conseguem enxergar sua relevância para o sucesso da empresa.

O gerenciamento de resultados contribui para o aumento da produtividade da equipe, uma vez que cada um entende a importância do seu papel para chegar aos resultados.

Como é realizado o gerenciamento de resultados?

Para que uma empresa faça o gerenciamento de resultados, é essencial assumir algumas posturas como:

  • Revisar constantemente os objetivos da empresa, para que os gestores consigam ter uma visão clara dos objetivos e do planejamento estratégico do negócio.
  • Gestores e colaboradores precisam se reunir para estabelecer os objetivos de cada um na organização, determinando um prazo para a apresentação dos resultados.
  • Monitorar os processos da empresa, por exemplo, antes de o prazo estabelecido para uma entrega terminar, é preciso organizar algumas reuniões para saber se os objetivos serão alcançados.
  • Avaliar o desempenho da equipe a partir de uma análise baseada no alcance ou não dos objetivos.
  • Recompensar os colaboradores por atingirem os resultados.

O gerenciamento de resultados é o melhor caminho para uma empresa reduzir custos, entregar projetos melhores e aumentar a produtividade da equipe.

Afinal, quando há o total envolvimento da equipe produtiva e dos gestores no caminho para o alcance das estratégias, a produção é feita com mais conformidade e o planejamento é cumprido sem maiores problemas.

Uma equipe que é guiada por resultados é capaz de produzir sempre mais e melhor e fazer com que sua organização torne-se líder no seu segmento!

Como a sua empresa tem feito o gerenciamento de resultados? O acompanhamento da estratégia está sendo efetivo? Compartilhe conosco nos comentários!

 

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG