Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Os 7 tipos de desperdício
4/05/2016

Os 7 tipos de desperdício

Os 7 tipos de desperdício

g1 - 7 desperdicios

Você sabe onde sua empresa mais desperdiça? Uma das maiores dificuldades das empresas atualmente é identificar onde estão perdendo dinheiro e como acabar com isso. Conhecer quais são os 7 desperdícios e como eles podem impactar sua empresa é o primeiro passo, então vamos lá?

1- Defeitos: Operações extras relacionadas ao reparo de algum produto defeituoso.
2- Produção em excesso: Ocorre quando há produção além do necessário. O produto não pode ser entregue ao cliente o que acarreta uma série de atividades que não geram valor.
3- Tempo de espera: Significa materiais ou pessoas paradas esperando uma certa etapa ser finalizada para que a etapa seguinte comece.
4- Estoque Excessivo: Pode ser de produtos acabados ou em processamento, geram custos desnecessários para a empresa.
5- Transporte: Movimentações desnecessárias dos materiais entre os postos de trabalho, pode gerar paradas no processo produtivo e aumenta o risco de danos, perdas e atrasos.
6- Sobre-processamento: Esforços despendidos para agregar valor ao produto sem que o cliente esteja disposta a pagar por isso, gera um desperdício com relação a recursos materiais e humanos.
7- Movimentação de pessoas: Um desperdício está sendo gerado toda vez que um colaborador precisa se movimentar, carregar algo ou caminhar além do necessário para a execução de uma determinada operação.

Se identificou com algo? Agora devemos pensar em formas de diminuir ou eliminá-los.
Uma das formas de se combater alguns dos sete desperdícios como Produção em Excesso, Tempo de Espera, Estoque e Defeitos é através do Planejamento e Controle da Produção (PCP), com o qual é possível decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos.

Outros desperdícios como Transporte e Movimentação de pessoas, podem ser combatidos realizando um estudo do processo produtivo, tempos e movimentos, e definindo um Layout, a fim de gerar o mínimo possível de movimentações desnecessárias tanto de pessoas quanto de materiais.

Conseguir eliminar os desperdícios de uma empresa não é uma tarefa fácil, mas com as ferramentas certas é possível diminuir gastos desnecessários para a empresa, tornando-a mais competitiva no mercado.

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG