Empresa Júnior de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora

Qualidade

Programa 5S

Visa combater eventuais perdas e desperdícios nas empresas e educar as pessoas envolvidas diretamente com o programa para aprimorar e manter o Sistema de Qualidade na produção.

A metodologia 5S teve seu início no Japão do Pós-Guerra e se refere a 5 sensos que podem ser implementados tanto no ambiente profissional quanto pessoal, sendo eles: Utilização, Organização, Limpeza, Bem-estar e Autodisciplina.

O serviço realizado pela Mais Consultoria consiste em promover um Treinamento especializado no Programa 5S para todos da organização contratada e coordenar as mudanças observadas relativas aos 4 primeiros sensos. Além disso, consiste também em dar condições à empresa de manter o programa após a finalização do projeto.

Esse serviço requer muito envolvimento e participação ativa dos clientes, para que as sugestões de melhoria sejam implantadas de forma eficaz e contribuam para um constante comprometimento com o programa por parte de todos os colaboradores, facilitando assim a internalização de seus conceitos.

Empresas buscam esse serviço quando têm as seguintes motivações:

  • Busca por melhoria da qualidade nos processos;
  • Falta de organização no ambiente de trabalho;
  • Desmotivação e indisciplina dos funcionários.

 

A implementação do Programa 5S tem um grande impacto no ambiente de trabalho, trazendo muitos benefícios para as empresas, tais como:

 

  • Desenvolvimento da cultura de organização e autodisciplina;

  • Maior produtividade e eficiência;
  • Otimização de custos: eliminar desperdícios de tempo, de material, de retrabalhos e outros;
  • Disciplina de hábitos e atitudes;

  • Maior profissionalismo do ambiente e da equipe de trabalho;
  • Eliminação do excesso de materiais inutilizados;

  • Boa impressão nos clientes e visitantes;
  • Maior segurança para os colaboradores;
  • Base cultural e educacional para melhorias.

Mapeamento e Padronização de Processos

Detalhando os processos de uma empresa e reunindo seus colaboradores para encontrar a melhor forma de realizá-los, o serviço tem por finalidade indicar os procedimentos da execução dos processos, de modo que a realização destes seja então desempenhada da forma ideal, assegurando assim a qualidade e a melhoria contínua do trabalho.

Essa não é uma atividade desenvolvida sobre todos os processos da organização ela é seletiva e desenvolvida de forma criteriosa em função dos resultados desejados, detalhando o fluxo dos processos e identificando quais são críticos.

Enfim são elaborados documentos de padronização, ferramentas de monitoramento do desempenho dos processos e os colaboradores são treinados.

Ele é interessante para empresas com as seguintes motivações:

  • Conhecimento nas mãos de um único funcionário;
  • Dificuldade em saber a responsabilidade de cada funcionário na empresa (“com quem falar quando ocorre algum problema?”);
  • Execução de mesmos processos de formas diferentes (um dia o produto foi feito corretamente, no outro não) ;
  • Retrabalhos (muitas peças devem ser refeitas);
  • Falta de medições de desempenho dos processos críticos ( ver onde tá o problema para saber como resolvê-lo);
  • Falta de gestão do conhecimento dos processos (dificuldade em treinar um funcionário novo).

O serviço realizado pela Mais Consultoria assegura ótima qualidade, sendo realizado por membros bem capacitados que se comprometem em realizar um estudo aprofundado sobre a empresa contratante, trazendo, entre outros, os seguintes benefícios:

  • Alinhamento entre os processos e a estratégia;
  • Identificação de melhorias nos processos, e melhoria contínua dos mesmos;
  • Conhecimento assegurado na empresa;
  • Definição de responsabilidades e aumento  da visibilidade destas dentro dos processos;
  • Início da implantação de um sistema de medição de desempenho de processos que possibilitará a verificação de onde está o problema para que este possa ser resolvido;
  • Redução dos custos internos através do aumento da eficácia dos processos;
  • Início da implantação de um sistema de gestão da qualidade.

Auditoria Interna

Visando à melhoria contínua da empresa, o serviço além de verificar a concordância do executado com critérios previamente definidos, sejam eles normas ou procedimentos da empresa contratante, verifica se os controles e processos internos estão com a maior eficácia possível.

Dessa forma, é realizado um estudo da norma na qual a empresa segue ou deseja ser certificada. Em seguida, os procedimentos da empresa são analisados e listas de verificação da conformidade com esses procedimentos são elaboradas. Após a realização da auditoria por meio de amostragem, é elaborado o Relatório de Auditoria, contendo a conclusão da mesma.

As auditorias são embasadas na NBR ISO 19011 (Diretrizes para a Auditoria de Sistemas de Gestão), na NBR ISO 9000 (Sistema de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário) e outras normas.

Empresas buscam esse serviço quando têm as seguintes motivações:

  • Buscar por melhorias e maior eficiência nos processos;
  • Necessidade de identificação de riscos do sistema;
  • Interesse em melhorar a imagem perante os stakeholders;
  • Necessidade da disseminação das normas internas.

A Mais realiza auditorias internas com frequência, o que faz com que o conhecimento sobre o assunto seja elevado. Entre todos os benefícios que o serviço de auditoria interna pode trazer, é possível citar alguns como:

  • Sugestão de melhorias que agregam valor;
  • Assistência na busca por maior eficiência dos processos internos;
  • Identificação de riscos estratégicos para a empresa;
  • Identificação de potenciais riscos e falhas no sistema;
  • Melhorar a imagem da empresa perante os stakeholders;
  • Proporcionar maior atenção dos colaboradores contra erros;
  • Colaborar com a familiarização dos colaboradores com normas internas.