Empresa Júnior de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora

Notícias

Como elaborar um bom planejamento estratégico empresarial?

Empreender é uma atitude que, naturalmente, envolve muitos riscos. Portanto, para que os empreendedores atinjam o sucesso, cada ação na sua empresa deve ser baseada em uma estratégia bem definida. É por meio de um planejamento estratégico empresarial bem estruturado que é possível traçar novos rumos para um empreendimento e mensurar os resultados alcançados pelo negócio.

O planejamento estratégico é o maior norte das organizações e, quando bem elaborado, é capaz de orientar e esclarecer os caminhos de uma empresa para o alcance do “sonho grande”.

O planejamento estratégico empresarial é o mecanismo capaz de oferecer suporte para o desenvolvimento de um modelo de gestão mais assertivo para a condução da atividade empresarial.

Essa ferramenta também está diretamente atrelada à credibilidade de uma empresa, pois com ela é possível estruturar uma comunicação mais clara e ter um melhor entendimento das perspectivas do mercado, dos clientes, do público-alvo e dos colaboradores.

Elaborar um planejamento estratégico empresarial é uma tarefa que exige visão crítica, eficiência, um bom embasamento histórico do negócio e conhecimento de mercado. Só assim será possível tomar decisões e traçar estratégias que sejam adequadas ao futuro desejado pela empresa.

São muitos os frameworks e metodologias que podem te auxiliar no desenvolvimento do planejamento estratégico empresarial. No entanto, a reflexão e o pensamento coletivo são tão relevantes quanto as técnicas.

Separamos as melhores dicas e conselhos para que sua empresa tenha sucesso na reformulação do planejamento estratégico empresarial. Confira!

Os primeiros passos da elaboração de um planejamento estratégico empresarial

Estabelecer um planejamento estratégico é alinhar as oportunidades identificadas no ambiente externo com as condições internas da empresa, seja lá quais forem, a fim de buscar o alcance dos objetivos da empresa e a melhoria dos resultados gerados.

Os primeiros passos para a elaboração de um planejamento estratégico empresarial são definições muito simples.

Antes de procurar entender o papel dos níveis operacional, gerencial e estratégico, é necessário imaginar o todo. Essa reflexão inicial é possível por meio de algumas perguntas e dados. Veja:

  • A equipe responsável pela formulação do planejamento estratégico precisa responder às seguintes perguntas sobre a empresa: Quem somos? Qual a nossa missão? Qual a relevância do nosso negócio para o mercado? Afinal, aonde queremos chegar? Essas perguntas são essenciais para a definição da identidade organizacional, ou seja, a Missão, a Visão e os Valores que guiarão a conduta do negócio.
  • Depois, questionem-se: Quais os atores envolvidos nesse planejamento? Quem deve ter participação significativa nas ações que guiarão os caminhos da empresa?
  • Recolha e trace o máximo de informações sobre o seu mercado de atuação. Tenha em mãos uma análise de mercado, análise do crescimento da sua empresa no último ciclo e informações sobre o desenvolvimento de funcionários, concorrentes e setores/oportunidades do mercado que podem ser exploradas.
  • Tome nota de todos os insumos e ferramentas, tanto do âmbito interno quanto do externo, que auxiliam no alcance das metas do seu negócio.

Definindo objetivos e estratégias

Após a reflexão inicial e traçada a identidade organizacional da empresa, é hora de partir para a organização das estratégias.

  1. Análise de Cenário

Nessa etapa, o primeiro passo é analisar o cenário da empresa. Você pode utilizar a Análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) ou Análise SOAR (Forças, Oportunidades, Aspirações e Resultados).

No que diz respeito ao ambiente interno, é hora de identificar os pontos fortes que a empresa têm e quais podem ser alcançados e quais as limitações podem ser superadas, seja nos aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura, pessoas e mais.

Depois é hora de olhar para o ambiente externo, a fim de entender as ameaças e oportunidades que o macroambiente em que sua empresa está inserida.

Você precisa identificar e considerar a influência de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e outros no desenvolvimento da sua empresa.

  1. Objetivos

Compreendido o cenário em que sua empresa se encontra, fica mais fácil estabelecer objetivos mais palpáveis.

Para definir os objetivos da empresa, é essencial mapear as demandas de mercado, os interesses e políticas de relacionamento com stakeholders.

A definição de objetivos é o momento em que uma empresa deve valer dos seus dados históricos e projetar suas metas. Os objetivos precisam ser mensuráveis e/ou constatáveis.

Em geral, os objetivos de uma organização estão relacionados a faturamento, rentabilidade, filiais, posicionamento de mercado, recrutamento e outros.

  1. Estratégias

Para que os objetivos sejam alcançados, é preciso traçar estratégias. Elas representam o caminho que uma empresa deve seguir para o alcance da meta específica.

Uma estratégia pode estar ligada a um ou mais de um objetivo específico.

Um planejamento estratégico empresarial é organizado de forma ordenada, pois o alcance de um objetivo é diretamente dependente do cumprimento das estratégias.

Vale ressaltar que as estratégias são flexíveis às revisões e podem sofrer alterações sempre que o cenário exigir.

Outras dicas garantir o sucesso do planejamento estratégico

Para que um planejamento estratégico empresarial seja eficaz, tão importante quanto a estrutura, é a execução. Pensar em planos operacionais é essencial para o sucesso das estratégias!

Há algumas ações práticas que auxiliam na boa concretização do planejamento estratégico empresarial:

 

  • Processos, pessoas, estratégia e rotina devem funcionar em sintonia;
  • É essencial que haja a divisão das funções e atribuições das estratégias;
  • O planejamento não deve ter objetivos maiores do que é possível alcançar no período de tempo estimado;
  • Incentivar e motivar as pessoas é a chave da produtividade e do cumprimento das estratégias.
  • Esteja aberto à alterações nas estratégias, com sabedoria, sempre que o cenário exigir;

 

Elaborar um planejamento estratégico requer, de fato, muito esforço, proatividade e visão de futuro dos membros de uma empresa.

Essa é uma ferramenta que precisa ser eficiente, para que uma empresa sempre prospere e se torne referência no seu mercado de atuação. Um planejamento estratégico empresarial organizado e com estratégias tangíveis é a melhor maneira de manter sua equipe motivada rumo à objetivos cada vez maiores!

 

Deixe uma resposta