Empresa Júnior de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora

MEJ

Movimento Empresa Júnior

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) nasceu na França em 1967, na ESSEC (L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales) de Paris. Isto ocorreu devido à necessidade da criação de novas alternativas para o combate à recessão econômica do País, sendo também um meio eficaz de dar a oportunidade aos acadêmicos de interagirem melhor com o mercado.

O movimento empresa júnior (MEJ) viveu seu processo de internacionalização no ano de 1986, chegando a Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Suíça e Alemanha, alcançando elevados níveis de desenvolvimento e profissionalização, o que acarretou o seu fortalecimento através de incentivos das universidades e do mercado.

Com isso, criou-se um organismo supranacional de controle e representação das EJs, perante governos e órgãos não governamentais – a JADE (Associação Européia de Empresas Juniores), além das Confederações Nacionais em todos os países.

Hoje existem empresas juniores espalhadas por todo mundo, em pelo menos quatro continentes. No Brasil, a idéia foi trazida pela Câmara de Comércio França-Brasil, que em 1987 publicou no jornal um anúncio intitulado: “Como Criar uma Empresa Júnior”. Este anúncio de jornal tinha como objetivo convocar jovens interessados em implantar uma Empresa Júnior. O movimento cresce cada dia mais, estima-se que o MEJ, no Brasil, segundo dados do mapeamento da Brasil Júnior, já reúna 600 empresas juniores e 25.000 empresários juniores.