Empresa Júnior de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora

Notícias

Auditoria Interna: tire suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo

Se trabalha na área empresarial, é provável que já tenha se deparado com o termo Auditoria Interna, no entanto, se você é mais leigo no assunto, talvez esse termo não seja tão familiar para você.  

Hoje, vamos explicar o que é auditoria interna e responder às principais perguntas sobre o assunto, procurando auxiliando tanto quem já tem um conhecimento prévio, quanto quem não tem.

Por isso, independente do seu conhecimento no assunto, não abandone a leitura. Garantimos que você não vai se arrepender.

O que é auditoria interna?

Nossa primeira questão é a mais básica: o que é essa tal de auditoria interna? Você sabe?

Bom, auditoria interna é um processo que tem como objetivo descobrir se a empresa está seguindo suas regras pré-determinadas e se seu trabalho está adequado às normas pré-estabelecidas.

A palavra auditoria vem do verbo em inglês to audit, que significa examinar, ajustar, corrigir, certificar.

Ele é uma forma de garantir e comprovar que as coisas estão indo bem na organização, seja nos processos, nas finanças ou no planejamento estratégico.

Segundo o site Administradores, 77% das empresas sofrem fraudes de até um milhão de reais ano e 90% dos funcionários admitem que cometeriam fraudes contra a empresa que trabalham se tivesse certeza que não seriam pegos.  

Esses dados são alarmantes e não podem ser ignorados. A auditoria interna pode ser a ferramenta certa para pegar os infratores e impedir que novos deslizes aconteçam.

O resultado de um bom processo de auditoria interna é a diminuição dos riscos, das fraudes e dos problemas gerenciais e operacionais da organização.

Vale lembrar que o processo da auditoria não tem como objetivo caçar culpados, e sim ajudar a melhorar o que ainda pode ser melhorado.

Por isso é importante que todos os membros da empresa estejam cientes quando a auditoria irá ocorrer e que isso não é uma “caça às bruxas”.

Para que serve a auditoria interna?

A auditoria interna serve para colocar a casa no lugar. Imagine que na sua empresa nunca foi checado se os funcionários estavam realizando suas atividades seguindo as diretrizes da organização.

Então vem um acionista de fora visitar sua empresa e ele percebe que as coisas não estão exatamente como deveriam estar. Péssimo, não é?

Não é preciso esperar que um fator externo te mostre o que há de errado, a auditoria interna fará isso por você e você poderá arrumar tudo o que estiver “fora do lugar”.

A auditoria interna é feita por um membro da empresa especializado no assunto ou por auditor interno contratado através de uma empresa de consultoria por exemplo.

É preferível que o auditor interno seja alguém de fora da empresa. Apesar de ele ser chamado de “interno”, não é necessariamente um membro da organização.

Alguém de fora tem mais facilidade em enxergar os problemas e identificar pontos de melhoria, além de ter mais abertura para apontar os erros.

Vale lembrar que se você optar por um auditor interno da sua própria empresa, esse funcionário não deve ter qualquer relação com a área que será auditada.

Quais são os procedimentos de uma auditoria interna?

O auditor interno, ao chegar na empresa, começará a observar a identificar pontos de melhoria no trabalho e na estratégia da empresa, além de apontar os potenciais riscos.

E quando falamos de risco, não estamos falando apenas de riscos a saúde dos colaboradores, mas também riscos à saúde da empresa, como má administração das finanças, inconformidade nos processos, entre outras coisas.

Ele também observará se os funcionários estão trabalhando com segurança ou seja, se a sua empresa seja as regras da segurança no trabalho, como o uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual em alguns casos.

Após identificar todos os problemas, falhas e pontos de melhoria, ele fará o relatório de auditoria, onde tudo o que foi o observado estará documentado.

A partir daí auditor e gestores conversam para a definição dos planos de ação, que serão responsáveis pelas melhorias na organização.

O auditor tem o dever que dar assistência na busca pela otimização dos processos internos, objetivos e metas estratégicas e todo tipo de melhoria que possa agregar valor.

Isso auxilia a familiarização dos colaboradores com os processos e normas internas da empresa, aumentando a conformidade dos processos.

Para saber se a sua empresa está precisando de conformidade nos processos, clique aqui.

Qual é a diferença entre auditoria interna e externa?

A auditoria externa de uma empresa é realizada por auditores terceirizados e certificados e tem como objetivo a obtenção de algum certificado.

Por exemplo, para a obtenção do selo ISO 9001 é preciso que a empresa passe por uma auditoria externa, onde o auditor externo examinará os processos e documentos e fará os testes necessários para o ganho ou não da certificação.  

A auditoria interna deve ser feita antes da externa. O objetivo dela é deixar tudo em conformidade para quando for a hora da auditoria externa, a casa estar no lugar.

Esse foi só um exemplo, mas a auditoria interna pode ser utilizada também para outros fins que não sejam a obtenção de uma certificação.

Por exemplo, já falamos anteriormente sobre a questão das fraudes e rombos nas contas das empresas. Uma auditoria interna na área financeira da empresa poderia identificar tais problemas.

Esse tipo de auditoria é chamada de auditoria financeira e ela tem como objetivo fiscalizar as contas e patrimônios da empresa.

Quando a organização precisa comprovar seus bens, por exemplo, é feita uma auditoria externa na área da contabilidade, em que um auditor externo vai verificar se o valor dos bens da empresa está de acordo com o assinalado pela organização.

De maneira geral, a auditoria interna serve como auxílio para a administração da empresa, uma forma de melhorar as práticas, as finanças, a conformidade dos processos etc.

Já auditoria externa serve para comprovar que algo é da forma como foi dito pelo administrador, seja uma determinada prática, norma ou valores.

Além da auditoria interna, existem outras formas de garantir que o trabalho flua de maneira segura e seguindo os padrões. Uma dessas ferramentas é o Programa de Gestão 5S, saiba mais através do nosso artigo sobre o assunto.

 

Deixe uma resposta