A resolução de problemas através da gestão por diretrizes

      Vicente Falconi, o guru da qualidade brasileiro, certa vez enunciou: “Resultados são conseguidos pela atuação criativa e dedicada das pessoas”. O aprendizado que tiramos disso é que para alcançar grandes avanços dentro da empresa, são necessárias mudanças, sejam elas culturais, estruturais ou estratégicas, que apenas são realizadas por pessoas. O mercado impõe metas desafiadoras e para a sobrevivência da empresa são necessárias rupturas que resolvam os problemas da organização, concentrando os esforços para os temas prioritários. Para isso, alguns fatores são fundamentais: liderança, emoção, entusiasmo e conhecimento. Estes fatores são responsáveis por tornar a gestão mais proveitosa e menos problemática.

      E o que é um problema? Uma palavra tão comum no nosso dia-a-dia, um problema, no âmbito de gestão, nada mais é do que um resultado não atingido ou uma meta não batida. E, para identificá-lo, é necessário estabelecer a visão de futuro da empresa e seus principais objetivos, para então traçar algumas perguntas que servem como diretrizes das ações:

• Em qual nível de desenvolvimento a empresa quer estar daqui a três anos?
• Quais são os principais fatores que a impedem de alcançar este nível?
• Quais são as causas prioritárias destes fatores?
• Como podemos focalizar as ações para atacar essas causas e tornar o caminho da empresa mais direcionado?

    Pautado nessas perguntas, surge a importância ainda de definir-se metas operacionais, destrinchando os objetivos da empresa para todos os níveis hierárquicos. Como cada setor/funcionário pode contribuir para a visão compartilhada da empresa? Quais são os resultados específicos que precisam alcançar? Tendo as respostas destas perguntas em mente cria-se um relacionamento de causa e consequência com os processos da empresa, além de resultar em maior envolvimento e colaboração de todos. Um dos objetivos de realizar essas análises é também desafogar uma rotina que muitas vezes é repleta de processos que não impulsionam os resultados, servindo apenas para uma gestão ineficaz. Assim, direcionando cada atitude através de planos de ação sólidos, é possível modificar a cultura da empresa, gerenciando com foco em resultados.

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